top of page
CESPUC FULL.png
Breve histórico

   Criado em 1995, o  Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros (CESPUC), do Programa de Pós-graduação em Letras da  PUC Minas, assume o compromisso cotidiano de incentivar e promover pesquisas no campo das culturas que têm o português como língua veicular.

 

   O Centro de Estudos, Cátedra do Instituto Camões em Belo Horizonte, desde 1998, oferece à comunidade acadêmica local, nacional e internacional subsídios para o desenvolvimento de atividades docentes, científicas e artísticas, relacionadas às culturas de língua portuguesa. Além disso, articula-se com entidades universitárias e culturais comprometidas com a promoção da língua portuguesa e da cultura dos países lusófonos.

​

   Entre as ações do CESPUC destacam-se aquelas desenvolvidas pelo Núcleo de Ensino de Português (NEP), que tem por objetivo implementar ações de pesquisa, ensino e extensão que promovam a língua portuguesa em contextos marcados pelo bilinguismo e pelo plurilinguismo. 

 

   No campo da produção científica, o Núcleo coopera para a publicação de resultados de pesquisa em edições temáticas da revista Scripta, do Caderno CESPUC e, em e-books, em parceria com a Editora PUC Minas. No âmbito do ensino, há seis anos, oferece Curso de Português e Cultura Brasileira para os alunos de diferentes nacionalidades que realizam, na PUC Minas, parte de sua formação acadêmica. No campo da extensão, há sete anos, apoia ações como o ensino de português como língua de acolhimento, através de círculos de leitura e escrita, em uma comunidade intercultural de aprendizagem com jovens e adultos, crianças e adolescentes, migrantes e refugiados residentes na região metropolitana de Belo Horizonte e em outros estados brasileiros.

​

   O I Seminário Internacional Ensino de Português em contextos de bilinguismo e plurilinguismo é uma promoção do CESPUC e do Departamento de Letras da PUC Minas, com o apoio do Instituto Camões, que parte do reconhecimento da importância e êxito da realização de duas edições do Seminário de Ensino de Português como língua estrangeira (2019, 2020). Os seminários, sediados na PUC Minas, reuniram pesquisadores, professores e estudantes para discutir questões de natureza política, científica e pedagógica implicadas no ensino do português para falantes de outras línguas, no ensino superior brasileiro. 

​

   Neste Seminário Internacional convergem, ainda, conhecimentos científicos e pedagógicos que vêm sendo construídos e acumulados pelo reconhecido Curso de Especialização em Educação Bilingue e Plurilingue, desenvolvido no Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas, sob a coordenação de pesquisadores afiliados ao CESPUC.

Comissão Científica

Ana Margarida Abrantes   (Universidade Católica Portuguesa - UCP)

Cácio José Ferreira   (Universidade Federal do Amazonas - UFAM)

Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros  (PUC Minas)

Denise Queiroz Novaes (PUC Minas)

Denise Weiss   (Universidade Federal de Juiz de Fora

Inês Espada Vieira   (Universidade Católica Portuguesa - UCP)  

Josiane Andrade Militão   (PUC Minas)

Juliana Alves Assis   (PUC Minas)

Laura Janaína Dias Amato   (Universidade Federal de Integração Latino Americana - UNILA)

Leandro Rodrigues Alves Diniz   (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)

Luciane Corrêa Ferreira   (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)

Priscila Campolina de Sá Campello   (PUC Minas)

Raquel Beatriz Junqueira Guimarães   (PUC Minas)

Rosario Álvarez    (Universidade de Santiago de Compostela)

Regina Pires Brito   (Universidade Mackenzie)

Sandra Maria Silva Cavalcante   (PUC Minas)

Soélis Teixeira do Prado Mendes    (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Valquíria Carolina Pimentel Sales de Carvalho   (PUC Minas)

© 2024 por Chris Fiorio. Criado com Wix.com

bottom of page