
Breve histórico
Criado em 1995, o Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros (CESPUC), do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas, assume o compromisso cotidiano de incentivar e promover pesquisas no campo das culturas que têm o português como língua veicular.
O Centro de Estudos, Cátedra do Instituto Camões em Belo Horizonte, desde 1998, oferece à comunidade acadêmica local, nacional e internacional subsídios para o desenvolvimento de atividades docentes, científicas e artísticas, relacionadas às culturas de língua portuguesa. Além disso, articula-se com entidades universitárias e culturais comprometidas com a promoção da língua portuguesa e da cultura dos países lusófonos.
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Entre as ações do CESPUC destacam-se aquelas desenvolvidas pelo Núcleo de Ensino de Português (NEP), que tem por objetivo implementar ações de pesquisa, ensino e extensão que promovam a língua portuguesa em contextos marcados pelo bilinguismo e pelo plurilinguismo.
No campo da produção científica, o Núcleo coopera para a publicação de resultados de pesquisa em edições temáticas da revista Scripta, do Caderno CESPUC e, em e-books, em parceria com a Editora PUC Minas. No âmbito do ensino, há seis anos, oferece Curso de Português e Cultura Brasileira para os alunos de diferentes nacionalidades que realizam, na PUC Minas, parte de sua formação acadêmica. No campo da extensão, há sete anos, apoia ações como o ensino de português como língua de acolhimento, através de círculos de leitura e escrita, em uma comunidade intercultural de aprendizagem com jovens e adultos, crianças e adolescentes, migrantes e refugiados residentes na região metropolitana de Belo Horizonte e em outros estados brasileiros.
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O I Seminário Internacional Ensino de Português em contextos de bilinguismo e plurilinguismo é uma promoção do CESPUC e do Departamento de Letras da PUC Minas, com o apoio do Instituto Camões, que parte do reconhecimento da importância e êxito da realização de duas edições do Seminário de Ensino de Português como língua estrangeira (2019, 2020). Os seminários, sediados na PUC Minas, reuniram pesquisadores, professores e estudantes para discutir questões de natureza política, científica e pedagógica implicadas no ensino do português para falantes de outras línguas, no ensino superior brasileiro.
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Neste Seminário Internacional convergem, ainda, conhecimentos científicos e pedagógicos que vêm sendo construídos e acumulados pelo reconhecido Curso de Especialização em Educação Bilingue e Plurilingue, desenvolvido no Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas, sob a coordenação de pesquisadores afiliados ao CESPUC.
Comissão Científica
• Ana Margarida Abrantes (Universidade Católica Portuguesa - UCP)
• Cácio José Ferreira (Universidade Federal do Amazonas - UFAM)
• Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros (PUC Minas)
• Denise Queiroz Novaes (PUC Minas)
• Denise Weiss (Universidade Federal de Juiz de Fora)
• Inês Espada Vieira (Universidade Católica Portuguesa - UCP)
• Josiane Andrade Militão (PUC Minas)
• Juliana Alves Assis (PUC Minas)
• Laura Janaína Dias Amato (Universidade Federal de Integração Latino Americana - UNILA)
• Leandro Rodrigues Alves Diniz (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)
• Luciane Corrêa Ferreira (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)
• Priscila Campolina de Sá Campello (PUC Minas)
• Raquel Beatriz Junqueira Guimarães (PUC Minas)
• Rosario Álvarez (Universidade de Santiago de Compostela)
• Regina Pires Brito (Universidade Mackenzie)
• Sandra Maria Silva Cavalcante (PUC Minas)
• Soélis Teixeira do Prado Mendes (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP)
• Valquíria Carolina Pimentel Sales de Carvalho (PUC Minas)